sexta-feira, 5 de outubro de 2018

ALGORITMOS - AULA 01 - INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Considerando as afirmativas a seguir em relação a representação de algoritmos:

I - O fluxograma utiliza diagramas para representar e facilitar o entendimento de um algoritmo;
II - O pseudocódigo é um recurso muito utilizado para desenvolver programas complexos e representar graficamente o algoritmo;
III - A linguagem de programação é a maneira utilizada de formalizar a solução de um problema do mundo real a partir dos algoritmos.

Podemos afirmar que:
Nenhuma das opções anteriores
As alternativas I e III são CORRETAS
Todas as alternativas são CORRETAS
As alternativas II e III são INCORRETAS
Apenas a alternativa I é CORRETA




Com base nos conceitos de algoritmos, lógica de programação e linguagens de programação, é correto afirmar que:
Os três conceitos correspondem às únicas formas de representação da solução de um determinado problema.
As linguagens de programação possibilitam a codificação de um determinado algoritmo, de acordo com um conjunto de regras específico.
Os algoritmos correspondem, estritamente, aos conjuntos de dados e informações que são tratados em um determinado processamento.
Lógica de programação corresponde à representação gráfica de um determinado algoritmo.
As linguagens de programação possuem um conjunto de regras flexíveis para a representação dos comandos de um programa.




Assinale a opção correta:
A forma mais comum de escrever um algoritmo é em fluxograma.
A forma mais comum de escrever um algoritmo é usar um bom software.
A forma mais comum de escrever um algoritmo é em portugol.
A forma mais comum de escrever um algoritmo é em Português.
A forma mais comum de escrever um algoritmo é em Inglês.




Sobre o FLUXOGRAMA abaixo podemos afirmar que :
Apresenta na sua lógica a estrutura básica REPETIÇÃO
Apresenta na sua lógica as estruturas de DECISÃO e REPETIÇÃO
Apresenta na sua lógica as estruturas básicas de SEQUÊNCIA e REPETIÇÃO
Apresenta na sua lógica a estrutura básica DECISÃO
Apresenta na sua lógica as três estruturas básicas de programação




Sobre fluxograma, assina a opção correta.
É uma forma de se representar o uso de hardware no programa.
É uma representação gráfica de algoritmos que dá margem à dupla interpretação ou ambiguidades.
É usado na escrita de pseudolinguagens, como o Portugol.
É uma forma de se escrever programas em qualquer linguagem de programação.
É uma forma de se representar graficamente algoritmos e que não dá margem à ambiguidade .




Assinale a alternativa correta relacionada à característica de um algoritmo:
Teste de Mesa serve para receber os comandos de entrada.
Variáveis do tipo real e inteiro aceitam, respectivamente, letras e números.
Para cada variável pode ser definido mais de um tipo de dado.
A execução de um algoritmo é feita sequencialmente.
Valores de entrada são recebidos através do monitor.




Algoritmo pode ser definido como a descrição dos passos para a execução de uma tarefa. Existem algumas formas distintas de representação de algoritmos, onde as principais são: Linguagem Natural, Linguagem Gráfica e Pseudocódigos. Se usarmos N para representar linguagem Natural, G para representar linguagem Gráfica e P para representar pseudocódigos, pode-se relacionar estas formas de representação de algoritmos com as seguintes afirmações:
( ) Sua simbologia é amplamente conhecida, por isto sua aplicação não se restringe apenas a algoritmos computacionais.
( )  Sua simbologia e sintaxe aproxima-se muito a simbologia e a sintaxe da maioria das linguagens de programação.
( ) A grande ambiguidade existente nos significados de seus termos é uma restrição a representação aos algoritmos computacionais.
Marque a alternativa que representa a o relacionamento existente entre as afirmações e as formas de representação de algoritmos.
N, G, P
P, N, G
G, N, P
G, P, N
N, P, G




A representação gráfica dos algoritmos, em que cada símbolo apresentado representa uma operação a ser realizada é chamada de:
Algoritmo
Linguagem de Programação
Fluxograma
Pseudocódigo
Diagrama




A implementação concreta de um algoritmo, ou o conjunto de algoritmos a serem executados pela máquina é chamada de:
Linguagem de Máquina
Programa
Linguagem de baixo nível
Linguagem de alto nível
Compilador




Sobre Português Estruturado, assinale a opção correta :
É igual à linguagem natural ou narrativa
É igual à linguagem de programação na língua portuguesa
O português estruturado é uma simplificação da nossa linguagem natural, na qual usamos frases simples e estruturas que possuem um significado muito bem definido.
É igual a uma carta para um encarregado
É igual ao fluxograma




Analise as afirmativas a seguir em relação a representação de algoritmos:

I - O fluxograma utiliza diagramas para representar e facilitar o entendimento de um algoritmo;
II - O pseudocódigo é um recurso muito utilizado para desenvolver programas complexos e representar graficamente o algoritmo;
III - A linguagem de programação é a maneira utilizada de formalizar a solução de um problema do mundo real a partir dos algoritmos.

Podemos afirmar que:
Apenas as alternativas I e II são CORRETAS
Apenas as alternativas I e III são CORRETAS
Todas as alternativas são CORRETAS
Apenas a alternativa I é CORRETA
Apenas as alternativas II e III são INCORRETAS




Sobre algoritmo, marque a opção correta.
É um hardware especifico para resolver problemas.
É a solução teórica, passo a passo, de um problema.
É uma forma de ensinar o computador.
É uma linguagem de programação para computadores.
É uma etapa posterior à programação da solução de um problema.




Segundo a forma de organizar o computador proposta por Von Neumann, a máquina possui quatro componentes. Assinale a alternativa correta:
Memória / Entrada e Saída / Unidade Aritmética e Lógica / Unidade de Armazenamento
Entrada e saída/ Unidade Aritmética e Lógica / Memória / Unidade de Controle
Memória / Entrada e Saída / Unidade de Impressão / Unidade de Armazenamento
Unidade de Controle / Memória / Entrada e Saída / Unidade de Impressão
Unidade de Controle / Memória / Unidade de Armazenamento / Entrada e Saída



Assinale a opção correta.
Um programa é um algoritmo codificado em linguagem natural.
Um programa é um algoritmo codificado em uma linguagem de programação.
Para se escrever um programa não precisa se conhecer lógica de programação, pois o fundamental é a linguagem de programação.
Um programa é um algoritmo codificado em uma pseudolinguagem.
Programa e fluxograma são sinônimos.




Qual dos símbolos abaixo representa a entrada de valores para as variáveis?




Verifique as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

I )Fluxograma é o esboço de um projeto em programação de computadores.
II) Algoritmo serve para representar o raciocínio, independentemente de detalhes computacionais.
III) Algoritmo é a representação gráfica da solução de um problema.
Somente a I está correta.
Somente a III está correta.
Somente a II e III estão corretas.
Somente a II está correta.
Somente a I e II estão corretas.




Assinale a opção correta.
A Unidade de controle realiza controles, finalizando os cálculos.
A memória RAM serve para realizar os cálculos dos dados fornecidos pelos usuários.
A Unidade de Aritmética e Lógica é a responsável pelos cálculos e seus controles.
A memória, conhecida como RAM, pode ser apenas lida.
Dispositivos de entrada e saída de dados compreendem pendrives, memória RAM e HD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário