Considerando as afirmativas a seguir em relação a representação de algoritmos: I - O fluxograma utiliza diagramas para representar e facilitar o entendimento de um algoritmo; II - O pseudocódigo é um recurso muito utilizado para desenvolver programas complexos e representar graficamente o algoritmo; III - A linguagem de programação é a maneira utilizada de formalizar a solução de um problema do mundo real a partir dos algoritmos. Podemos afirmar que: |
||
![]() |
Nenhuma das opções anteriores | |
![]() |
As alternativas I e III são CORRETAS | |
![]() |
Todas as alternativas são CORRETAS | |
![]() |
As alternativas II e III são INCORRETAS | |
![]() |
Apenas a alternativa I é CORRETA | |
Com base nos conceitos de algoritmos, lógica de programação e linguagens de programação, é correto afirmar que:
|
||
![]() |
Os três conceitos correspondem às únicas formas de representação da solução de um determinado problema.
|
|
![]() |
As linguagens de programação possibilitam a codificação de um determinado algoritmo, de acordo com um conjunto de regras específico.
|
|
![]() |
Os algoritmos correspondem, estritamente, aos conjuntos de dados e informações que são tratados em um determinado processamento.
|
|
![]() |
Lógica de programação corresponde à representação gráfica de um determinado algoritmo.
|
|
![]() |
As linguagens de programação possuem um conjunto de regras flexíveis para a representação dos comandos de um programa.
|
|
Assinale a opção correta: | ||
![]() |
A forma mais comum de escrever um algoritmo é em fluxograma. | |
![]() |
A forma mais comum de escrever um algoritmo é usar um bom software. | |
![]() |
A forma mais comum de escrever um algoritmo é em portugol. | |
![]() |
A forma mais comum de escrever um algoritmo é em Português. | |
![]() |
A forma mais comum de escrever um algoritmo é em Inglês. | |
Sobre o FLUXOGRAMA abaixo podemos afirmar que : | ||
|
||
![]() |
Apresenta na sua lógica a estrutura básica REPETIÇÃO | |
![]() |
Apresenta na sua lógica as estruturas de DECISÃO e REPETIÇÃO | |
![]() |
Apresenta na sua lógica as estruturas básicas de SEQUÊNCIA e REPETIÇÃO | |
![]() |
Apresenta na sua lógica a estrutura básica DECISÃO | |
![]() |
Apresenta na sua lógica as três estruturas básicas de programação | |
Sobre fluxograma, assina a opção correta. | ||
![]() |
É uma forma de se representar o uso de hardware no programa. | |
![]() |
É uma representação gráfica de algoritmos que dá margem à dupla interpretação ou ambiguidades. | |
![]() |
É usado na escrita de pseudolinguagens, como o Portugol. | |
![]() |
É uma forma de se escrever programas em qualquer linguagem de programação. | |
![]() |
É uma forma de se representar graficamente algoritmos e que não dá margem à ambiguidade . | |
Assinale a alternativa correta relacionada à característica de um algoritmo: | ||
![]() |
Teste de Mesa serve para receber os comandos de entrada. | |
![]() |
Variáveis do tipo real e inteiro aceitam, respectivamente, letras e números. | |
![]() |
Para cada variável pode ser definido mais de um tipo de dado. | |
![]() |
A execução de um algoritmo é feita sequencialmente. | |
![]() |
Valores de entrada são recebidos através do monitor. | |
Algoritmo pode ser definido como a descrição dos passos para a execução de uma tarefa. Existem algumas formas distintas de representação de algoritmos, onde as principais são: Linguagem Natural, Linguagem Gráfica e Pseudocódigos. Se usarmos N para representar linguagem Natural, G para representar linguagem Gráfica e P para representar pseudocódigos, pode-se relacionar estas formas de representação de algoritmos com as seguintes afirmações:
( ) Sua simbologia é amplamente conhecida, por isto sua aplicação não se restringe apenas a algoritmos computacionais.
( ) Sua simbologia e sintaxe aproxima-se muito a simbologia e a sintaxe da maioria das linguagens de programação.
( ) A grande ambiguidade existente nos significados de seus termos é uma restrição a representação aos algoritmos computacionais.
Marque a alternativa que representa a o relacionamento existente entre as afirmações e as formas de representação de algoritmos.
|
||
![]() |
N, G, P | |
![]() |
P, N, G | |
![]() |
G, N, P | |
![]() |
G, P, N | |
![]() |
N, P, G | |
A representação gráfica dos algoritmos, em que cada símbolo apresentado representa uma operação a ser realizada é chamada de: | ||
![]() |
Algoritmo | |
![]() |
Linguagem de Programação | |
![]() |
Fluxograma | |
![]() |
Pseudocódigo | |
![]() |
Diagrama | |
A implementação concreta de um algoritmo, ou o conjunto de algoritmos a serem executados pela máquina é chamada de: | ||
![]() |
Linguagem de Máquina | |
![]() |
Programa | |
![]() |
Linguagem de baixo nível | |
![]() |
Linguagem de alto nível | |
![]() |
Compilador | |
Sobre Português Estruturado, assinale a opção correta : | ||
![]() |
É igual à linguagem natural ou narrativa | |
![]() |
É igual à linguagem de programação na língua portuguesa | |
![]() |
O português estruturado é uma simplificação da nossa linguagem natural, na qual usamos frases simples e estruturas que possuem um significado muito bem definido. | |
![]() |
É igual a uma carta para um encarregado | |
![]() |
É igual ao fluxograma | |
Analise as afirmativas a seguir em relação a representação de algoritmos: I - O fluxograma utiliza diagramas para representar e facilitar o entendimento de um algoritmo; II - O pseudocódigo é um recurso muito utilizado para desenvolver programas complexos e representar graficamente o algoritmo; III - A linguagem de programação é a maneira utilizada de formalizar a solução de um problema do mundo real a partir dos algoritmos. Podemos afirmar que: |
||
![]() |
Apenas as alternativas I e II são CORRETAS | |
![]() |
Apenas as alternativas I e III são CORRETAS | |
![]() |
Todas as alternativas são CORRETAS | |
![]() |
Apenas a alternativa I é CORRETA | |
![]() |
Apenas as alternativas II e III são INCORRETAS | |
Sobre algoritmo, marque a opção correta. | ||
![]() |
É um hardware especifico para resolver problemas. | |
![]() |
É a solução teórica, passo a passo, de um problema. | |
![]() |
É uma forma de ensinar o computador. | |
![]() |
É uma linguagem de programação para computadores. | |
![]() |
É uma etapa posterior à programação da solução de um problema. | |
Segundo a forma de organizar o computador proposta por Von Neumann, a máquina possui quatro componentes. Assinale a alternativa correta: | ||
![]() |
Memória / Entrada e Saída / Unidade Aritmética e Lógica / Unidade de Armazenamento | |
![]() |
Entrada e saída/ Unidade Aritmética e Lógica / Memória / Unidade de Controle | |
![]() |
Memória / Entrada e Saída / Unidade de Impressão / Unidade de Armazenamento | |
![]() |
Unidade de Controle / Memória / Entrada e Saída / Unidade de Impressão | |
![]() |
Unidade de Controle / Memória / Unidade de Armazenamento / Entrada e Saída | |
Assinale a opção correta. | ||
![]() |
Um programa é um algoritmo codificado em linguagem natural. | |
![]() |
Um programa é um algoritmo codificado em uma linguagem de programação. | |
![]() |
Para se escrever um programa não precisa se conhecer lógica de programação, pois o fundamental é a linguagem de programação. | |
![]() |
Um programa é um algoritmo codificado em uma pseudolinguagem. | |
![]() |
Programa e fluxograma são sinônimos. | |
Qual dos símbolos abaixo representa a entrada de valores para as variáveis? | ||
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
|
Verifique as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I )Fluxograma é o esboço de um projeto em programação de computadores.
II) Algoritmo serve para representar o raciocínio, independentemente de detalhes computacionais.
III) Algoritmo é a representação gráfica da solução de um problema.
|
||
![]() |
Somente a I está correta.
|
|
![]() |
Somente a III está correta.
|
|
![]() |
Somente a II e III estão corretas.
|
|
![]() |
Somente a II está correta.
|
|
![]() |
Somente a I e II estão corretas.
|
|
Assinale a opção correta. | ||
![]() |
A Unidade de controle realiza controles, finalizando os cálculos. | |
![]() |
A memória RAM serve para realizar os cálculos dos dados fornecidos pelos usuários. | |
![]() |
A Unidade de Aritmética e Lógica é a responsável pelos cálculos e seus controles. | |
![]() |
A memória, conhecida como RAM, pode ser apenas lida. | |
![]() |
Dispositivos de entrada e saída de dados compreendem pendrives, memória RAM e HD. | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário