sábado, 6 de outubro de 2018

SISTEMAS OPERACIONAIS - AULA 03 - GERÊNCIA DE TEMPO DE CPU

Os processos no sistema operacional que possuem um timer, chamado de quantum, onde todos os processos ganham o mesmo valor de quantum para rodarem na CPU, caracterizam o escalonamento de processos do tipo:
FIFO - First in, first out.
SRT - Shortest Remaining Time.
SJF - Shortest Job First.
RR - Round-Robin.
FCFS - First come, first served.



Suponha um sistema operacional multiprogramado no qual há vários processos sendo executados de forma concorrente. Imagine que, neste contexto, seja importante que o sistema operacional adote como critério de escalonamento a escolha dos processos que tiverem o menor tempo de processador ainda por executar. Assinale a alternativa que representa o critério de escalonamento adequado para a situação descrita:
Por Prioridade
Paginação
Translation Lookaside Buffer (TLB)
Shortest-Job-First (SJF)
First-In-First-Out (FIFO)



Starvation é uma situação que ocorre quando:
Pelo menos um processo é continuamente postergado e não executa.
Quando Quantum esta acima de 400 ms
A prioridade de um processo é ajustada de acordo com o tempo total de execução do mesmo.
Pelo menos um evento espera por um evento que não vai ocorrer.
O processo tenta mas não consegue acessar uma variável compartilhada.


Os sistemas operacionais criam estruturas de controle, chamadas processo, para controlar a execução dos programas de usuário. Essa estrutura registra informações sobre a situação do processo durante todo seu processamento, sendo uma dessas informações o estado do processo. Quanto aos estados básicos de um processo podemos afirmar que:
O estado de execução está diretamente associado aos dispositivos de E/S, ou seja, um processo que aguarda a conclusão de um operação de E/S encontra-se nesse estado
Ao solicitar uma operação de E/S (por exemplo, entrada de dados pelo usuário via teclado) um processo que esteja em execução fica aguardando a conclusão da operação no estado de pronto
Sempre que um processo é criado, ele entra no estado de execução sem necessidade de escalonamento
Não há nenhuma relação entre os estados de pronto e de execução
O escalonador seleciona processos que estejam no estado de pronto e os coloca em execução, obedecendo os critérios estabelecidos (tempo, prioridade)


A gerência do processador apresenta alguns critérios que devem ser considerados em uma política de escalonamento. Qual o critério de escalonamento que representa o número de processos executados em um determinado intervalo de tempo?
Throughput
Tempo de processador
Tempo de Espera
Tempo de Turnaround
Utilização do Processador


No gerenciamento de processos existem várias estratégias de escalonamento. Correlacione os tipos de escalonamento com a estratégia correspondente: SJF - Round Robin -  FCFS - Múltiplas Filas
I) O primeiro que chega é o primeiro a ser atendido
II) O menor primeiro
III) Escalonamento circular
IV) Filas com prioridades diferentes.
III - I - II - IV
II - III - I - IV
I - II - III - IV
II - I - III - IV
III - II - I - IV



O nome dado ao mecanismo utilizado para selecionar o próximo processo que deve ser executado é :
EXECUÇÃO
COMPATILHAMENTO
ARMAZENAMENTO
TEMPO REAL
ESCALONAMENTO


Suponha um sistema operacional multiprogramado no qual há vários processos sendo executados de forma concorrente. Imagine que, neste contexto, seja importante que o sistema operacional adote como critério de escalonamento a escolha dos processos que tiverem o menor tempo de processador ainda por executar. Assinale a alternativa que representa o critério de escalonamento adequado para a situação descrita:
Translation Lookaside Buffer (TLB)
Por Prioridade
Paginação
Shortest-Job-First (SJF)
First-In-First-Out (FIFO)


Analise a definição a seguir: "É um escalonamento preemptivo, projetado especialmente para sistemas de tempo compartilhado. Esse algoritmo é bastante semelhante ao FIFO, porém, quando um processo passa para o estado de execução, existe um tempo limite para o uso contínuo do processador denominado fatia de tempo (time-slice) ou quantum." A descrição se refere ao escalonamento:
POR PRIORIDADES
SWAPPING
CIRCULAR
SJF
LIFO


Suponha o seguinte cenário: você é um engenheiro de sistemas e está projetando um sistema operacional. No seu projeto você contemplou uma arquitetura de sistema operacional multiprogramado no qual vários processos serão executados de forma concorrente. Imagine que, neste contexto, seja importante que o sistema operacional adote como critério de escalonamento a escolha dos processos que tiverem o menor tempo de processador ainda por executar. Neste caso optaria por adotar qual critério de escalonamento?
Circular
Não preemptivo
Por Prioridade
Shortest-Job-First (SJF)
First-In-First-Out (FIFO)


Considerando o momento em que a UCP encontra-se livre, ela será entregue ao processo que tiver o menor tempo de duração para o próximo surto de UCP, caso o sistema operacional esteja utilizando qual algoritmo de escalonamento?
SJF
FCFS
Round Robin
FIFO
Múltiplas Filas



Na gerência do processador vários critérios de seleção são utilizados para determinar qual processo irá executar. Na política de escalonamento First-In-First-Out (FIFO), é selecionado para execução o processo que:
Tver o menor tempo de processador ainda por executar.
Chegar primeiro ao estado de pronto.
Tiver o maior tempo de procesador ainda por executar.
Tiver maior prioridade.
Chegar primeiro ao estado de espera.


Analise as seguintes afirmativas sobre política de escalonamento do processador:

I. Uma política (disciplina) de escalonamento do processador pode ser preemptiva ou não preemptiva. Em uma disciplina preemptiva, se o sistema atribuir o processador a um processo, este executa até concluir ou até devolver voluntariamente o processador ao sistema.
II. Em um esquema de escalonamento do tipo FIFO (First-In-First-Out), os processos são atendidos por ordem de chegada e são tratados igualmente, não havendo priorização de processos para execução.
III. No escalonamento por alternância circular, também conhecido por Round-Robin, cada processo recebe uma quantidade de tempo limitada do processador e se não concluir antes de seu tempo terminar, o sistema passará o processador para o próximo processo na fla.

Assinale a alternativa VERDADEIRA:
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas a afirmativa III
Apenas as afirmativas I e III estão corretas



Cinco tarefas repesentadas pela indentificação A, B, C, D e E, executadas em lote, chegam ao computador com 1 segundo de intervalo entre eles. Seus tempos de processamento são estimados em 10, 7, 3, 4 e 5 segundos de CPU, respectivamente. 
Considerando que a estratégia de escalonamento é do tipo round-robin (circular) com um time-slice (fatia de tempo) de 1 segundo, o tempo médio de turnaround desses processos, ignorando o tempo gasto para troca de contexto e assumindo que uma tarefa admitida é colocada no início da fila é de:
21,6 segundos
13,1 segundos
55 segundos
10,8 segundos
25,5 segundos


A gerência do processador apresenta alguns critérios que devem ser considerados em uma política de escalonamento. Qual o critério de escalonamento que representa o tempo que decorre entre o instante em que um processo é criado e o seu término?
Tempo de resposta
Tempo de espera
Tempo de Turnaround
Tempo de UCP
Throughput


Na política de escalonamento First-In-First-Out (FIFO), é selecionado para execução o processo que:
Chegar primeiro ao estado de pronto
Tiver o menor tempo de processador ainda por executar
Estiver em modo usuário
Ocupar menos espaço em memória
Tiver maior prioridade


Você é um engenheiro de sistemas e está projetando um sistema operacional. No seu projeto você contemplou uma arquitera de sistema operacional multiprogramado no qual vários processos serão executados de forma concorrente. Imagine que, neste contexto, seja importante que o sistema operacional adote como critério de escalonamento a escolha dos processos que tiverem o menor tempo de processador ainda por executar. Neste caso optaria por adotar qual critério de escalonamento?
Por Prioridade
First-In-First-Out (FIFO)
Shortest-Job-First (SJF)
Circular
Não preemptivo



O projeto de um escalonador adequado deve levar em conta uma série de diferentes necessidades, devendo contemplar os seguintes objetivos, EXCETO:
Maximizar a taxa de atendimento (vazão) do sistema (throughput).
Manter o processador ocupado o maior parte do tempo possível.
Balancear o tempo de CPU entre as tarefas.
Oferecer tempos de resposta razoáveis.
Minimizar o número usuários interativos do sistema.


Em relação à política de escalonamento por preempção, é correto afirmar que o sistema operacional:
possui capacidade limitada e processos simples
executa tipicamente o processo tipo BATCH (em lote)
pode interromper um processo em execução, com o objetivo de alocar outro processo na UCP
executa apenas processos em monoprogramação
executa apenas processos que ainda não estão ativos


Na gerência do processar vários critérios de seleção são utilizados para determinar qual processo irá executar. Na política de escalonamento First-In-First-Out (FIFO), é selecionado para execução o processo que:
Possuir maior prioridade.
Possuir o maior tempo de procesador ainda por executar.
Possuir o menor tempo de processador ainda por executar.
Chegar primeiro ao estado de espera.
Chegar primeiro ao estado de pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário