sábado, 6 de outubro de 2018

PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA - AULA 05 - NOÇÕES DO DIREITO DO CONSUMIDOR

Analise as afirmativas abaixo:

a) o produto entregue como amostra grátis está submetido a todas as exigências ligadas à qualidade e garantia
b) o produto entregue como amostra grátis não está submetido as exigências legais de garantia
c) o produto entregue como amostra grátis não está submetido à proteção contra vícios ou defeitos

A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
a opção III está correta
a opção I está correta
as opções II e III estão corretas
a opção I é falsa
a opção II está correta



Quem adquire ou utiliza produtos ou serviços como destinatário final é considerado:
comerciante
consumidor
fornecedor
o programador
o ente despersonalizado




Um produto que funcione parcialmente, como, por exemplo, um automóvel que "morre" a todo momento, é considerado:
um produto sem garantia
um produto sem defeito
um produto com vício
um produto funcional
um produto com defeito




Uma conhecida marca de roupas, em uma publicidade apresentava uma foto de uma criança negra com um penteado que lembrava a figura de um diabinho, enquanto outra criança de cor branca, estava vestida de anjinho. Esta publicidade pode ser considerada como:
publicidade complexa
publicidade abusiva
publicidade enganosa
publicidade verdadeira
publicidade pura



Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, exceto:
aos decorrentes da relação de consumo
aos decorrentes de relação com o produtor
aos decorrentes das relações de trabalho
aos decorrentes de relação bancária
aos decorrentes de relação com o fornecedor




Analise as afirmativas abaixo:

I) ente despersonalizado é considerado fornecedor de produtos
II) o fornecedor de produtos não pode ser pessoa física, apenas jurídica
III) o fornecedor de produtos não pode ser pessoa jurídica de direito público

A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
Somente a sentença III está correta
Somente as sentenças I e II estão corretas
Somente as sentenças II e III estão corretas
Somente a sentença I está correta
Somente a sentença II está correta




Tício, ao adquirir um software, regularmente adquirido, em loja, com nota fiscal, está adquirindo:
um serviço, mas sem garantia
um serviço
uma amostra grátis
um produto sem garantia
um produto



Consumidor é :
apenas os consumidores equiparados
apenas pessoa física
apenas os entes despersonalizados
apenas pessoa jurídica
pessoas físicas e jurídicas



O bem durável tem a característica de:
não é passível de garantia
se extinguir com o uso
não pode ser adquirido por pessoa jurídica
não se extingue com o uso
é dividido em várias partes



O objeto da relação de consumo é sempre um produto ou serviço. Produto, segundo o Código de Defesa de Consumidor é qualquer bem, seja ele móvel ou imóvel, material ou imaterial. O fato do Código de Defesa do Consumidor define o produto como imaterial. Dentre as opções abaixo, assinale os exemplos que se enquadra nesta definição:
Conhecimento, música e vídeos.
Amostras grátis.
Alimentos, remédios e cosméticos.
Carro, sofá e mesa.
Objetos abstratos.




De acordo com o Código de Defesa do Consumidor,em uma primeira análise, tem-se que é a habitualidade que determina quando uma pessoa física ou jurídica pode ser demandada pelo CDC, qualificando-se como:
trabalhadora
fornecedora
consumidora
intermediadora
compradora




O bem não durável tem a característica de:
se extinguir com o uso
não poder ser adquirido por pessoa física
não é passível de garantia
não poder ser adquirido por pessoa jurídica
não se extinguir com o uso




Tício, ao se dirigir a uma loja de departamentos, adquire um microcomputador para seu uso, como destinatário final. Diante desta situação, Tício é considerado:
produtor
ente despersonalizado
comerciante
fornecedor
consumidor



Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo mediante:
solicitação do ente despersonalizado sem remuneração
solicitação do fornecedor sem remuneração
solicitação do consumidor sem remuneração
solicitação do comerciante sem remuneração
remuneração



A publicidade inteira ou parcialmente falsa, que induz o consumidor a erro, a respeito dos produtos ou serviços, é caracterizada como:
publicidade abusiva
publicidade parcial
publicidade seletiva
publicidade composta
publicidade enganosa



Pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira e ente despersonalizado, são características do:
empregador
consumidor
comerciante
fornecedor
importador




Tício, estudante que, para pagar a mensalidade da universidade, compra roupas para revender entre os colegas, na relação de consumo é considerado:
fornecedor
importador
consumidor
comerciante
transportador




João tratou um determinado serviço pela internet e assinou contrato com cláusulas pré-estabelecidas o que não lhe permitiu questionar sobre a validade dessas cláusulas. Para efeito das relações de consumo, é correto afirmar:
e) os contratos de adesão são repudiados tanto pelo CDC quanto pelo NCC
a) os contratos de adesão são juridicamente reconhecidos pelo CDC
c) os contratos de adesão só devem ser utilizados para serviços tratados à distância
d) os contratos de adesão confundem o consumidor e por isso devem ser abolidos
b) os contratos de adesão não possuem nenhuma garantia para o consumidor



Analise as afirmativas abaixo:

I) Produto durável é aquele que não se extingue com o uso
II) Produto durável é aquele que se extingue com o uso
III) Alimentos, remédios e cosméticos são exemplo de produtos duráveis

A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
a opção III está correta
a opção II está correta
a opção I é falsa
as opções II e III estão correta
as opções II e III são falsas



Analise as afirmativas abaixo:

I) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração
II) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, inclusive os decorrentes das relações de caráter trabalhista
III) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive os de natureza bancária

A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
as opções I e III estão corretas
a opção II está correta
a opção I e III são falsas
a opção III é falsa
a opção I é falsa




Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, com a característica de:
sem a necessidade de remuneração
ser feito pelo consumidor
ser feito pelo importador
ser mediante remuneração
com desconto quando for contratado pela Internet



Analise as afirmativas abaixo:

I) Vício acontece sempre quando a qualidade ou quantidade tornam os produtos ou serviços impróprios ou inadequados ao consumo
II) O consumidor pode desistir da compra, no prazo de 9 dias, a contar da assinatura do contrato de serviço ou do ato de recebimento do produto, caso ocorram fora do estabelecimento comercial
III) Produto não-durável é o que não se extingue com o uso

A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
a opção I está correta
as opções II e III estão corretas
a opção II está correta
a opção III está correta
a opção I é falsa




O Artigo 49, do Código de Defesa do Consumidor, trata do prazo de desistência do contrato, no prazo de 7 dias. Este prazo também é chamado de arrependimento ou reflexão, quando a contratação ocorre fora do estabelecimento comercial e, começa a contar a partir:
Do final do acesso ao site
Do término da ligação telefônica
Do acesso ao site de compras
Do telefonema do cliente
Do ato de recebimento do produto



O destinatário final na relação de consumo é o:
consumidor
comerciante
importador
fornecedor
empregador



Qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive de natureza bancária, é característica do:
comerciante
ente despersonalizado
serviço
importador
produto




Tício adquire, via Internet, um perfume para presentear sua noiva. Ao receber o produto, percebeu que o frasco tinha um tamanho muito aquém daquele colocado na imagem que constava no site de compras. Qual prazo tem Tício para arrepender-se desta compra:
30 dias a contar do recebimento do produto
9 dias a contar do recebimento do produto
7 dias a contar do recebimento do produto
7 dias a contar do uso do produto
7 dias a contar da compra do produto




Publicidade enganosa é aquela que:
em que se tem 07 dias para desistir da contratação do serviço
em que se tem o prazo de 07 dias para desistir do negócio
não induz o consumidor a erro
induz o consumidor a acreditar no que não corresponde à realidade
causa algum tipo de constrangimento ao consumidor



Segundo o Código de Defesa do Consumidor serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de trabalho. Tício embarca e, transporte público ¿ ônibus - mediante uma carona do motorista. Diante deste exemplo, podemos afirmar que:
Há relação de consumo pois Tício é consumidor.
Há relação de consumo pois o motorista é empregado da iniciativa privada.
Há relação de consumo pois o motorista e um prestador de serviço.
Não há relação de consumo pois não ocorreu remuneração pelo serviço.
Não há relação de consumo pois o motorista é empregado na iniciativa privada.




Tício, criador de software com o título (nome dado ao programa) de ESA, vende para Mércia 2.000 licenças para venda aos comerciantes. Na relação de consumo Tício é considerado:
consumidor equiparado
ente despersonalizado
consumidor
comerciante
fornecedor



Aquele que desenvolve atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços, é definido como:
ente despersonalizado
fornecedor
consumidor equiparado
consumidor
comerciante



Quando o consumidor adquire produtos fora do estabelecimento comercial, via internet ou telefone, este tem 7 dias a contar do recebimento do produto para desistir da compra, a este prazo chamamos de:
para troca do produto apenas com o pagamento das custas dos correios.
compensação ou arrependimento.
compensação ou reflexão.
de responsabilidade objetiva do comerciante.
arrependimento ou reflexão.




Analise as afirmativas abaixo:

I) fornecedor é gênero e comerciante é espécie
II) comerciante é gênero do qual o importador é espécie
III) importador é gênero do qual o computador é espécie

A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
a opção I está correta
a opção I é falsa
a opção III está correta
a opção II está correta
as opções II e III estão corretas




Mércia, ao se dirigir a uma loja de departamentos, cujo o slogan é "quer pagar quanto?", escolhe um produto que custa R$ 1.000,00, cobrou a aplicação do slogan, o que lhe foi recusado pelo vendedor. Esta publicidade é considerada:
enganosa
abusiva
complexa
pura
verdadeira



Tício, dono de uma loja de roupas, compra 1.000 unidades para revendê-las, participando assim como intermediário do ciclo de produção. Na relação de consumo, Tício é considerado:
importador
consumidor
comerciante
consumidora equiparada
fornecedor




Se uma contratação foi feita por telefone, o consumidor poderá desistir de sua compra?
Sim. Quando a compra é feita por telefone, o consumidor pode desistir da compra em até 180 dias depois que receber o produto.
Sim. Quando a compra é feita fora do estabelecimento comercial, o consumidor pode desistir do contrato no prazo de sete dias, mesmo sem apresentar seus motivos para a desistência.
Sim. Quando a compra é feita por telefone, o consumidor pode desistir da compra em até 30 dias depois que receber o produto.
Não. O direito de arrependimento só existe para as compras feitas na própria loja, e não por telefone.
Não. Quando a compra é feita por telefone, o consumidor é obrigado a ficar com o produto, a menos que ele apresente vício. Só nessa hipótese o consumidor pode desistir.



Todo comerciante ou estabelecimento que abastece ou fornece, habitualmente uma casa ou outro estabelecimento dos gêneros e mercadorias necessárias a seu consumo, e com duas condições básicas: habitualidade, necessidade de ser profissional, ou vida na atividade, e remuneração; é caracterizada na legislação consumerista:
Consumidor.
Fornecedor.
Empregador.
Empresário individual.
Empresário coletivo.




Tício assiste a uma publicidade na TV de um atleta que, após correr em um parque, abre facilmente a tampa de um iogurte, com um leve toque, e bebe com satisfação. Ao adquirir o mesmo iogurte, tem uma imensa dificuldade em abri-lo, tendo que furá-lo para poder beber o líquido. Esta publicidade pode ser considerada:
publicidade composta
publicidade pura
publicidade enganosa
publicidade abusiva
publicidade subliminar




Um produto que funcione parcialmente, como, por exemplo uma televisão sem som, mas com imagem, é considerado:
um produto perfeito
um produto com vício
um produto funcional
um produto com defeito
um produto sem garantia




O direito que o consumidor tem de declinar da declaração da compra de um produto fora do estabelecimento comercial é o:
direito a um desconto de 30%
direito de desconto de 20%
direito de arrependimento
direito a um desconto de 50%
direito de garantia




Tício solicita uma carona a um motorista de ônibus que lhe é conhecido de longa data. Tício, assim, não paga a passagem. Alguns minutos depois o ônibus colide com outro ônibus e Tício tem um pequeno corte em seu braço. Nesta situação, em termos de relação de consumo, Tício poderia:
mesmo o serviço não sendo remunerado, em termos de relação de consumo, poderá processar o Estado
processar a empresa
não poderá processar a empresa de ônibus, dentro da esfera da relação de consumo, pois o serviço não foi remunerado
processar o motorista
mesmo o serviço não sendo remunerado, em termos de relação de consumo, poderá processar a empresa

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